quinta-feira, 22 de março de 2012

E A VERDADE: ALETÉIA


ἀλήθεια
Alétheia (em grego antigo, ἀλήθεια: "verdade", no sentido de desvelamento: de "a", "negação", e "lethe" "esquecimento"), para os antigos gregos, designava verdade e realidade, simultaneamente (pt.wikipedia.org)
O vereador Ivo Fiorotti iniciou em 2011, na sua coluna no Jornal da Mathias, uma sequência de textos com brevíssimas reflexões filosóficas, abordando sobre como os mais importantes pensadores da humanidade compreenderam a verdade dos eventos sociais, ou seja, a busca e o encontro da verdade!
Leia a seguir o primeiro artigo e acompanhe a sequência de diálogos de Ivo Fiorotti com Aletéia, com as aletéias, que também são as pessoas que costumam ler a coluna e questionar, afirmar, dialogar... em busca da verdade, a verdade que liberta (João 8,22)


E A VERDADE: ALETÉIA
Desde muito tempo, minha amiga Aletéia ao se encontrar comigo, contava-me várias versões sobre um fato e me perguntava: o que disto tudo, “seu Ivo’, é a verdade mesmo! De início, tranqüilizava-a com a versão mais próxima daquilo que julgava ser a verdade. Com o passar do tempo, dependendo do fato, passei a exercitar uma das técnicas da busca da verdade de algum filósofo que passou a influenciar a minha busca do conhecimento. Faz um bom tempo que Aletéia já não me trata mais de “seu Ivo”, mas de “Ivo” e emite sua certeza frente às várias versões que surgem sobre os fatos e acontecimentos sociais. Nossa conversa passou a ser um bom diálogo da busca conjunta da verdade sobre os eventos sociais. Às vezes com versões iguais e diálogos tranqüilos; às vezes conflituosas visões que tomam rumos críticos e ásperos. A renhida discussão nos faz mudar a compreensão dos fatos para um denominador comum: uma nova visão da verdade! Tanto eu como Aletéia saímos destes momentos sempre mais enriquecidos e gratos um ao outro! 
Ocorre que ultimamente aumentaram as “Aletéias” a me indagarem com esta pergunta: qual a verdade mesmo de tudo o que acontece. Sendo assim, resolvi utilizar desta coluna para trazer às aletéias passadas, presentes e futuras, ou seja, a todos que tiverem o prazer de acompanhar esta coluna, umas brevíssimas reflexões de como os mais importantes pensadores da humanidade compreenderam a verdade dos eventos sociais, ou seja, a busca e o encontro da verdade! 
Utilizarei um método para isto, tanto na forma como no conteúdo: (a) na forma, vou dividir os diferentes pensadores em quatro categorias: mundo antigo, medieval, moderno e contemporâneo. Em cada etapa, haverá uma introdução e na seqüência, segundo meu conhecimento, a apresentação dos cinco principais pensadores em cada período. Evidente que para não cansar os leitores, utilizarei apenas da coluna da primeira edição de cada mês. Neste primeiro mês, farei a introdução dos pensadores antigos, na próxima edição. Antecipo quais serão: Parmênides de Eléia (antiga Itália), Heráclito de Éfeso (antiga Turquia), Sócrates, Platão e Aristóteles de Atenas (antiga Grécia); (b) no conteúdo, buscarei apresentar o cerne, o enfoque central na busca da verdade dos fatos, de cada pensador. Ou seja, como este referido filósofo entendia a certeza que podemos ter da verdade dos fatos e dos acontecimentos. Vou exemplificar com um fato político do momento em que estarei escrevendo a coluna, para tornar mais atraente e compreensível a reflexão do pensador. Espero que gostem, aproveitem e lhes seja proveitoso. 
Ivo Fiorotti, teólogo e pós-graduado em Ciências Políticas.
Clique AQUI para ler os demais artigos

0 comentários:

Postar um comentário